Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Molokai

logo_molokaiMolokai está sem padre, disse o bispo, mas não posso obrigar ninguém a ir para lá.

Molokai é o nome de uma ilha do arquipélago do Havaí e, no século XIX, era uma colônia de leprosos, doença incurável na época, para onde os doentes eram enviados para morrer à míngua. O sacerdote enviado para lá seria contagiado, mais cedo ou mais tarde. Era uma sentença de morte. Numa demonstração de caridade extrema, três sacerdotes se voluntariaram. A escolha, pela juventude e saúde de ferro, recaiu sobre o padre Damião.

Assim, durante décadas, Damião dedicou-se aos nossos irmãos e irmãs estigmatizados. O seu amor desapegado, a sua energia ilimitada e a sua força física descomunal levaram alívio, conforto espiritual e condições de vida decentes ao povo esquecido, até o dia em que contraiu a doença e, num lento processo, faleceu.

Inspirado por Damião, o professor de caratê José Alberto de Siqueira Campos – mais conhecido como sensei Corisco – fundou a editora Molokai, cuja missão é a difusão da doutrina católica. Ele sentiu esta necessidade durante as suas aulas, nas quais ensina o autoconhecimento mediante o domínio do corpo – afinal, não somos anjos. Formado na tradicional escola japonesa, o sensei adaptou esta arte marcial aos padrões ocidentais, elevando-a outro patamar pois, em linguagem cristã, autoconhecimento significa humildade. Como o conhecimento por meio do corpo se identifica com o cultivo da mente, surgiu, espontaneamente, a necessidade de editar os próprios livros e contribuir para ultrapassar – como diz o filósofo Olavo de Carvalho – o atraso de décadas em que está o mercado editorial brasileiro.

Num esforço conjunto com as suas alunas e alunos, acaba de ser publicado o primeiro livro da Molokai: A Boa Educação (ISBN 978-85-62219-38-2), de Tihamer Toth, em coedição com a editora Cultor de Livros. É um clássico da literatura cristã, indicado para não só para jovens, mas também para pais, pedagogos e todas as pessoas desejosas de, a qualquer época da vida, crescer no amor a Deus.

O autor (1889-1939), bispo húngaro e professor de Pedagogia, especializou-se em escrever para a juventude. Este livro trata de temas como convivência, vocação profissional, esportes, estudos, amizade, leituras e muito mais, sempre sob a ótica cristã e bom humor.

Parabéns ao sensei, suas alunas e alunos, parabéns ao Cultor de Livros. Benvinda, Molokai, benvinda à luta!

– O amor de Cristo nos compele. (2Cor 5, 14)

Nota – Tive o raro privilégio de participar da criação da logomarca da editora, exibida no início deste post.

2 Respostas para “Molokai

  1. Roberto Fernandes 24/07/2013 às 10:51

    Bem-vinda, Molokai, que o Senhor derrame Suas bençãos sem fim, a inspirar o sensei Corisco e seus colaboradores nesta guerra contra os espíritos malígnos dos ares. Parabéns pela iniciativa.

  2. Roberto 25/07/2013 às 17:39

    O Papa Francisco tem demonstrado em todas sua atitudes que a humildade é um dos princípios que constrói um bom cristão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: