Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Sete Mentiras sobre a Igreja Católica

Ao ouvir falar mal da Igreja, o católico médio, por ignorância na maior parte das vezes, não sabe o que dizer. Um importante livro – Sete Mentiras sobre a Igreja Católica, de Diane Moczar (Castela Editorial – ISBN 856473401x) – pode ajudar o católico a sair do embaraço.

A autora analisa, nesta singular obra, algumas mentiras sobre a Igreja, suas origens e os métodos de propaganda usados para espalhá-las. Elas nascem de pessoas com interesses específicos, com nome e sobrenome, cujo pai é sempre o demônio, saibam ou não disso os mentirosos.

Moczar também enfatiza a importância de diferenciar a pureza imaculada da Igreja das inevitáveis falhas dos católicos, inerentes à natureza humana, inseridos num contexto histórico específico, muitas vezes de difícil interpretação. Outra observação importante é que uma mentira continua sendo mentira, mesmo se contada de “boa fé”.

Após dissecar as sete mentiras (papel da Igreja na Idade Média, aversão ao progresso, Cruzadas, Inquisição, Galileu, corrupção, exploração do Novo Mundo), a autora fornece preciosas fontes para quem quer estudar o assunto em profundidade. Além disso, explica em detalhes como dialogar sobre estes temas, dando atenção especial à esquecida virtude da caridade e lembrando que o objetivo é sempre a busca da verdade – histórica e apologética.

Se hoje a Igreja é detratada por forças gigantescas, observa Moczar, também é verdade que “em momentos críticos os principais personagens são os santos”, lembrando-nos da nossa inadiável obrigação de buscar a santidade pessoal em nosso dia a dia.

Por tudo isso, esta obra é leitura obrigatória para o católico que deseja estar preparado para dar a quem lhe pedir a razão da sua esperança.

Uma resposta para “Sete Mentiras sobre a Igreja Católica

  1. Roberto 17/08/2013 às 20:33

    obrigado pela dica!

    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: