Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

São José de Cupertino

São José de Cupertino nasceu em 1630 no reino de Nápoles e faleceu em 18 de setembro de 1663, em Ósio, perto de Loreto. Desde criança manifestou muita dificuldade para receber os ensinamentos de uma educação formal. Foi despedido de dois conventos por causa disso.

Entretanto, pedia insistentemente ajuda à Virgem. Pela sua dificuldade em passar nas provas é o Padroeiro dos Estudantes, principalmente daqueles em período de exames – quando o desespero fomenta a devoção. (Com você também não é assim?)

Finalmente estabelecido num convento franciscano e admitido ao sacerdócio, a fama dos seus poderes místicos – êxtases, curas milagrosas e levitação – se espalhou, atraindo multidões. Isto se repetia para onde quer que fôsse, e de tempos em tempos era obrigado a mudar de convento.

A sua vida foi repleta de acontecimentos hilários e extraordinários. Uma vez mandou um pássaro ensinar canto a um coral de freiras. De outra vez, avisou a duas lebres para não se afastarem do bosque, por causa dos caçadores; uma não obedeceu e, perseguida pelos cães, foi ter com o santo na capela. São José disse aos caçadores que reclamaram a sua presa: “Esta lebre está sob a proteção de Nossa Senhora, portanto não a tereis”. Nos seus êxtases, era perturbado pelos irmãos que o cutucavam, batiam nele, tentavam arrastá-lo, e chegaram até a tocá-lo com brasas, mas nada surtia efeito.

Ante à sua dificuldade de receber educação formal, muitas biografias dizem que era “curto de inteligência”. Olavo de Carvalho, entretanto, define inteligência como capacidade de apreender a verdade.

Quem mais inteligente do que este santo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: