Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Cosme e Damião

Apesar de serem dois dos mais populares santos da devoção católica, pouco se sabe sobre São Cosme e São Damião, cuja festa se comemora hoje. Há muitas histórias, de difícil comprovação. Certamente, eram gêmeos, da Ásia Menor e eram habilidosos profissionais médicos – parece que um era médico e outro farmacêutico. Foram perseguidos por Diocleciano e martirizados no ano 300, aproximadamente. São os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e das faculdades de medicina. Deixaram o exemplo do exercício da profissão como meio de propagação da fé e da caridade cristãs.

Para o cristão, o trabalho tem três vertentes.

É um serviço aos outros, pois o homem foi criado para trabalhar. Deus fez o mundo incompleto e pediu a colaboração do homem para terminá-lo. Cabe aqui um parênteses: oração e penitência também são um tipo de trabalho, sob o ponto de vista aqui descrito. Por isso, as pessoas com limitações por idade, desemprego ou doença também podem, e devem, contribuir.

O trabalho é a construção da plenitude da vocação, entendida como missão, pois nos completa, nos dá a oportunidade de criar e nos torna felizes pelos desafios vencidos.

O trabalho é meio de subsistência. Como disse São Paulo, quem não quiser trabalhar, não coma!

Junto com o trabalho, anda o seu maior ajudante, o descanso – a renovação das forças para voltar à carga com mais energia (São Tomás de Aquino).

Nada mais oposto ao cristianismo do que a visão do trabalho como castigo ou desgraça. Ganhar na loteria para não fazer nada o resto da vida e o sonho dourado da aposentadoria para ficar coçando a barriga são uma ofensa, um escárnio ao ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo:

– O meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: