Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

São Vicente de Paulo

Hoje é dia de São Vicente de Paulo. Nasceu na França, em 1581. Foi ordenado sacerdote aos 19 anos – segundo São Francisco de Sales, “o padre mais santo do século”. Numa viagem foi preso por piratas turcos e, com grande humildade, viveu na escravidão durante dois anos. Teve forte participação na Reforma Católica francesa, lutou contra o jansenismo, fundou a “Congregação da Missão” (lazaristas) e, unido a Santa Luísa de Marillac, as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

Por sua vida de caridade e dedicação aos necessitados, é patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica.

Sob sua inspiração, Frederico Ozanam e alguns amigos fundaram, em 1823, as Conferências Vicentinas, instituição formada por leigos cujo objetivo é amenizar o sofrimento do próximo, em especial dos nossos irmãos desfavorecidos social e economicamente, mediante a caridade cristã.

Frederico Ozanam, beatificado por João Paulo II em 1997 (na Catedral de Notre Dame!), foi importante intelectual e professor de literatura estrangeira da Universidade de Sorbonne. Para ele, o cultivo da mente só tinha razão de ser quando traduzida em ação prática motivada pela caridade, principalmente no âmbito social. É o grande precursor da participação dos leigos na Igreja.

O pensamento de Ozanam é praticamente desconhecido no Brasil. Apenas Gustavo Corção, em Dois Amores Duas Cidades, reconhece a sua importância.

***

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: