Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Sucesso

Sucesso, hoje em dia, quer dizer vencer na vida, encher o bolso de grana, ser famoso e viver às pampas – ah! que bom! o universo está aí para nos servir…

Sexta-feira, dia 1°, foi dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, devoção portuguesa nascida no século XVII.

E qual foi o sucesso de Nossa Senhora?

Bernanos, em Diário de Um Pároco de Aldeia, observa que a Virgem passou pela vida discretamente, a ave do sucesso sequer roçou as asas em Maria. Os Evangelhos também mostram uma vida bem cheia de inssucessos: pobreza, humilhação, desamparo, exílio, incompreensão, dor… na Sexta-feira da Paixão, uma espada de dor lhe transpassou a alma. Que sucesso esquisito é este?

É um sucesso bem diferente do sucesso que o mundo conhece. É o sucesso da busca da vocação, da conformidade à vontade de Deus – conformidade não significa resignação mas amoldamento à vontade de Deus, aprofundamento no conhecimento de Deus de forma a chegarmos a querer o que Deus quer; é um tipo de endeusamento, não um “sereis como deuses”, mas “Deus olhou a humildade da Sua serva”.

É o sucesso da busca da face de Deus na face do irmão necessitado – como nas bodas de Canaã – porque temos um só Pai e todos nós somos irmãos.

O sucesso de Maria ocorreu na madrugada do domingo da Ressurreição, quando a Virgem, a única chama acesa sobre a terra, viu, com alegria, as entristecidas mulheres se preparando para irem ao Santo Sepulcro.

Certamente, pensava “por que buscam entre os mortos Aquele que vive?”

***

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: