Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Datena está certo

O condomínio onde mora o apresentador José Luiz Datena foi invadido por uma quadrilha dias atrás. Os bandidos entraram por um ponto cego da vigilância – vigilância total, com câmeras, guaritas, muros, serpentina, viaturas e provavelmente outros dispositivos não mostrados na reportagem.

O jornalista, com a sua verve costumeira, constatou, acertadamente: “é, velho, não adianta muro, câmera, vigilância 24 horas, nada disso…” e não disse, mas deveria ter dito (e acho que talvez até gostaria de ter dito como demonstrou pela linguagem corporal, linguagem, aliás, responsável pelo seu enorme sucesso): “não adianta a elite querer se isolar e tratar o resto da sociedade com desprezo. Ou você pensa que é o rei da criação ao redor de quem o universo gira? Passamos por uma mudança civilizacional, uma revolução protagonizada por marginais, e para reverter esta situação não adianta querer se isolar. No limite, o brasileiro abonado vai querer buscar sossego e descansar a barriga em outro país mas não vai adiantar nada porque a revolução avança em todo o mundo. A elite tem que cumprir o seu papel: usar os seus recursos para promover o bem comum, foi pra isso que Deus lhe deu o dinheiro.”

Datena mora em Tamboré, o que me lembrou outro episódio protagonizado pelos moradores endinheirados de condomínios da região quando, anos atrás, foi inagurada uma via auxiliar à rodovia Castelo Branco. A polêmica girou em torno da cobrança de pedágio para os usuários da estrada alternativa.

Os ricaços protestaram, organizando uma manifestação (desculpe o uso desta prostituída palavra, mas foi isso mesmo, não encontro outra).

Mas, em vez de irem eles mesmos protestar, pagaram outras pessoas para irem no lugar deles.

Vai fazer o que com uma elite assim?

“Me ajuda aí, ô…”

***

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: