Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

São Francisco Xavier, Patrono do Oriente

Na festa de hoje, reproduzo alguns trechos do livro São Francisco Xavier, Apóstolo da Índia e do Japão, de Jorge Schurhammer.

*

Os cristãos, a quem Xavier anunciou a boa nova, não esqueceram jamais o seu apóstolo.

Poucos anos após a morte do santo, os maometanos perseguiram com horrível crueldade os cristãos de Amboino, forçando-os a apostatar. Porém o cacique de Hative, Manuel, companheiro em outro tempo do padre, mesmo sem contar com a ajuda dos portugueses e privado, como estava, de missionários, levantou intrépido e sustentou na luta o estandarte de Jesus Cristo contra o predomínio muçulmano. “Que é o que naqueles anos te infundiu tanto heroísmo?” perguntaram-lhe mais tarde.

“Eu sou um pobre filho das selvas de Amboino – respondeu Manoel – e não saberei declarar quem é Deus, e o que sei é ser cristão; porém uma coisa sei certamente e é a que o padre mestre Francisco me ensinou: que é coisa boa morrer por Jesus Cristo”.

*

“Vós dizeis que vossa religião é melhor que a que nos ensinou o nosso grande padre. Pois bem; fazei mais milagres que ele; ressuscitai logo pelo menos uma dezena de mortos, já que Xavier ressuscitou aqui cinco ou seis; curai a todos os nossos enfermos; fazei que nossos mares sejam mais abundantes em peixe… e então veremos qual há de ser a resposta que vos havemos de dar”.

*

O Papa Bento XIV o declarou, em 1748, patrono do oriente, desde o cabo da Boa Esperança até à China e ao Japão; e em 1904 o nomeou o Papa Pio X patrono da Sagrada Congregação de Propaganda Fide em todo o mundo.

Porém, no coração dos fiéis disseminados por toda a terra, o padre mestre Francisco continua ainda vivendo como o grande são Francisco Xavier, cujo luminoso exemplo entusiasma, ainda hoje, a milhares de apóstolos, que tudo sacrificam e tudo abandonam por amor de Jesus Cristo e as almas imortais, afim de contribuir para a realização do último grande desejo de nosso Senhor e Salvador:

“Ide por todo mundo, ensinai a todos os povos e batizai-os em nome do Padre, e do Filho, e do Espírito Santo”. Amém.

***

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: