Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

A Única Chance dos Dependentes

Uma ONG holandesa está combatendo o alcoolismo dando trabalho aos alcoólatras e pagando com… cerveja! Segundo a entidade, é melhor dar um trabalho aos dependentes e restringir o seu consumo de bebida do que deixá-los sem emprego e ingerindo destilados prejudiciais.

É a chamada política de redução de danos: dar preservativos para evitar gravidez, seringas para drogados, aprovar alunos incompetentes… e apagar fogo com gasolina!

Todo mundo sabe que um viciado chegou ao fundo do poço pela falta de um sentido para a vida. Todo mundo sabe que só um grande ideal vai poder resgatá-lo. A política de redução de danos pode ser admitida como medida urgente e temporária, e sempre usada como apoio à estratégia principal: dar ao dependente uma razão pela qual lutar. Um ideal que seja maior do que a necessidade física do agente químico, um ideal de santidade, dos santos que fizeram – e fazem! – milagres, ressuscitam mortos e, mediante o amor, conseguem até mesmo reverter a vontade de Deus.

Mas ninguém dá o que não tem, e é por este motivo que a maior parte – não todas! – das campanhas e das entidades dedicadas à recuperação de viciados não funciona.

O sentido da vida está, inevitavelmente, unido à religião. Se não existe Deus, a existência perde a razão de ser, passa a valer a lei do mais forte e a busca do prazer a qualquer custo. Diga-se de passagem, Viktor Frankl ensinou que o prazer não pode ser buscado em si, pois é um subproduto derivado do cumprimento do dever; quanto mais desejado, mais se distancia.

Portanto, os tratamentos que deixam de lado a religião e se baseiam unicamente em remédios e técnicas psicológicas alheias à fé estão fadados ao fracasso. Vale a pena meditar na frase da Escritura:

– Sem Mim, nada podeis fazer.

***

Uma resposta para “A Única Chance dos Dependentes

  1. Renato 30/12/2013 às 17:24

    Fato, sem Deus os ideais não possuem força suficientes para perdurarem. A libertação da dependência está, com certeza, relacionada ao encontro de um ideal maior e duradouro que é o amor a Deus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: