Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Lições de Abismo

Hoje Gustavo Corção faria aniversário. Nasceu em 1896, no Rio de Janeiro, e lá morreu em 6 de julho de 1978. Engenheiro, foi ele quem acendeu a iluminação do Cristo Redentor quando o sinal enviado por Marconi falhou. Publicou o seu primeiro livro, A Descoberta do Outro, aos 48 anos de idade – por coincidência, a mesma idade em que Olavo de Carvalho publicou O Imbecil Coletivo. Dentre os seus livros mais conhecidos estão Dois Amores Duas Cidades, O Século do Nada e o romance Lições de Abismo.

O que mais impressiona na obra de Corção não é a solidez de pensamento, nem o lirismo, nem a busca pela verdade. É o fato de que foi relegado ao esquecimento pela intelligentsia nacional e a importância do seu pensamento só se iguala ao esforço feito por seus inimigos para enterrá-lo. Os seus livros tornam-se cada vez mais raros.

Lições de Abismo foi traduzido para o inglês, alemão, italiano, holandês e polonês. Um homem com uma doença incurável e pouco prazo faz reflexões sobre a vida. Rememora o romance de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra, no qual o líder da equipe obriga um dos membros da expedição a subir à torre de uma igreja em Hamburgo para perder o medo de altura. A este exercício, o chefe dá o nome de “lições de abismo”.

“Eu também vou fazer uma viagem ao centro da terra, embora menos interessante que a do sábio hamburguês. Minha penetração na crosta do planeta se deterá a dois menos de fundo, nessa superficialíssima camada sem nenhum interesse geológico ou paleontológico.”

“E a mim, quem me dará lições de abismo?”

***

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: