Sete Alegrias

"Alegra-Te, Cheia de Graça…"

Ninguém quer pagar o preço

Diálogo de um filme de ação:

– Você é um lutador muito bom!

– Todo mundo quer ser bom mas ninguém quer pagar o preço.

*

Ao ver a ação do mal no mundo, não conseguimos avaliá-lo em toda a sua dimensão porque é duro demais, feio demais – ou nos cega ou desviamos o olhar. Tendemos sempre a jogar a culpa pelas barbaridades na sociedade, no sistema, este mundo está perdido, desse jeito não dá pra fazer nada, o inferno são os outros. A natureza humana é assim mesmo; no Paraíso, Adão jogou a culpa em Eva, que jogou a culpa na serpente, nós jogamos a culpa em Deus, no governo, no patrão, no vizinho, no cônjugue.

Só quem consegue  avaliar exatamente o peso do mal é o santo, ou se você preferir, o justo, o homem bom, virtuoso, pois ele sabe que este mundo material, visível, não representa a realidade; a verdadeira realidade está na esfera espiritual; não a carne e o sangue, mas os espíritos que infestam os ares.

Só ele consegue ter a dimensão precisa do comportamento dos outros e do seu próprio comportamento. Às decisões dos príncipes do mundo opõe a santidade da sua vida de justo com a consciência de poder mais frente a Deus, pois Deus é amor. Ele vê, ao longo da história, a influência da atuação pessoal de cada um dos grandes benfeitores da humanidade e sabe que o bem não é obra de governos, de sociedades, de sistemas, é obra da atuação individual de uma pessoa que diz “deixa que eu chuto”.

O homem virtuoso está plenamente consciente da responsabilidade da sua ação. A sua prevaricação é pior do que o mal feito pelos tiranos – os maus sabem da malícia do seu intento e persistem nele; os bons sabem da bondade do seu intento mas muitos desistem dele. O justo sabe disso, da importância das mais mínimas ações, conhece o sentido da sua missão, está disposto a pagar o preço do sacrifício pessoal.

*

Todo mundo quer mais bondade no mundo, mas ninguém quer pagar o preço…

***

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: